O Observatório Pico dos Dias (carinhosamente conhecido por aqui como OPD), está localizado entre os municípios de Brazópolis e Piranguçu (MG, bem perto de Piranguinho, a capital do pé-de-moleque). O local encontra-se a 1864m de altitude e faz parte do LNA – Laboratório Nacional de Astrofísica, do Ministério da Ciência e Tecnologia. A figura mostra O Telescópio Perkin-Elmer, com espelho de 1,6 m de diâmetro (centro) e os Telescópios Boller & Chivens (IAG/USP) e Zeiss, ambos com espelhos de 0,6 m. Na foto logo abaixo é possível ter uma idéia melhor do tamanho da construção (comparada com o ônibus à direita).
Apesar de ser um telescópio pequeno quando comparado com o SOAR, GEMINI entre outros, muita ciência de qualidade é feita no OPD, por pesquisadores e estudantes de várias instituições pelo Brasil. Para observar no OPD, é necessário submeter um pedido de tempo a uma comissão, que fará o julgamento e distribuirá o tempo útil do telescópio em cada semestre entre os projetos comtemplados. Nosso colega de blog Moisés, por exemplo, já fez observações no OPD em diversas ocasiões. Eu e o Tiago também já estivemos por lá, só que a nossa visita foi parte de um curso de Astronomia Observacional daqui da pós.
Vocês podem notar que é um local muito agradável, com uma vista incrível de toda a região. Bem no centro da foto (que foi tirada da passarela ao redor do telescópio principal pelo nosso colega Márcio “Tiozinho” Barreto) é possível identificar (beeeeem lá longe) a Pedra do Baú. Apesar de ser um local úmido (o que pode dificultar as observações), nem preciso dizer que a noite o céu é realmente bem diferente dessa vergonha que temos aqui em São Paulo:
Isso sem falar na comida mineira excelente que é servida por lá…
Tags: Café Nativo da Serra, Laboratório Nacional de Astrofísica, LNA, Observatório Pico dos Dias, OPD
março 1, 2010 às 15:26 |
Excelente!
Achei incrível a última foto, muito bonita mesmo.
Tu sabes me dizer se aqui no Rio Grande do Sul tem algo do tipo?
Me interessei e gostaria de visitar!
Um abraço, e parabéns!
março 2, 2010 às 09:02 |
Olá,
Então, eu não sei de nada parecido aí no RS. Existe um grupo forte de astronomia e astrofísica na UFRGS. Eles possuem um livro online muito utilizado por aqui: http://astro.if.ufrgs.br/
Além disso, encontrei no site do instituto de física (http://www.if.ufrgs.br/if/), links para o planetário (http://www.planetario.ufrgs.br/), observatório educativo itinerante (http://www.if.ufrgs.br/oei/) e observatório astronômico da UFRGS (http://www.if.ufrgs.br/oei/observ/). Acho que vale a pena conferir!
março 5, 2010 às 16:09 |
Essa última foto ficou fantástica mesmo! Saíram as estrelas no céu e não estourou a imagem da cúpula. Como é que você conseguiu tirar?
março 5, 2010 às 16:15 |
Fala Kimura!
Então, foi o Márcio Tiozinho que me mandou essa foto. Tenho quase certeza que foi ele que tirou quando estivemos lá em 2006.
Abraço!
março 18, 2010 às 16:24 |
[…] digital tabajara (que hoje mais parece um apoio de porta moderno), na época da minha visita ao Observatório Pico dos Dias. Eu confesso que foi a primeira vez que vi Saturno e seus anéis assim “tão de perto”. […]
maio 3, 2010 às 21:06 |
[…] interessante notar que esse telescópio sofre dos mesmos problemas dos telescópios do Observatório Pico dos Dias. Na imagem pode-se notar a presença de árvores e nuvens no céu, ou seja, não é um lugar ótimo […]
novembro 12, 2010 às 03:15 |
Olá… eu estava no OPD no dia em que essa foto foi tirada. Inclusive a tenho em meu pc também. Eu não recordo o nome do rapaz que tirou essa excelente foto, que por muito tempo foi a imagem que enfeitou o meu Desktop, mas lembro que ele era estudante no INPE. Eu falei com ele (perguntei o nome, mas esqueci denovo) na reunião da IAU. Enfim… legal ver essa foto rodando o mundo… ainda que não seja de minha autoria. Céu escuro para todos. Abraços.
dezembro 13, 2010 às 23:24 |
Oi..
AMEI esse post…. queria uma ajuda sua! Comprei um telescópio de presente pro meu filho de 13 anos E gostaria MUITO de levá-lo a uma visita ao obsevatório… tem alguma dica de como consigo essa façanha??? Moro em Paraisópolis, beem pertinho e meu filho vem passar o mês de Janeoro comgo… de férias.
Por favor.. me da uma luz!!
Tomara que ele goste do telescópio!!! 🙂 Existe alguma maneira de ensiná-lo a se localizar no céu??? Como ele pode encontrar planetas, estrelas… enfim…
Atenciosamente e com carinho…
Obrigada desde já.
Luciana
dezembro 17, 2010 às 13:45 |
Olá Luciana.
Que legal que você comprou um telescópio para o seu filho. É muito importante estimular a curiosidade das crianças sempre que possível!
No Instituto de Astronomia da USP acontecem visitas agendadas para observação do céu e também palestras. Você pode conseguir mais informações nesse link:
http://www.astro.iag.usp.br/~atendimento/
Além disso, caso você queira fazer uns passeios legais ligados à ciência com seu filho, eu indico o planetário do ibirapuera (http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/planetarios/planetarios_de_sp/programacao/index.php?p=444), a estação ciência (http://www.eciencia.usp.br/) e o catavento cultural (http://www.cataventocultural.org.br/home.asp).
Só para complementar, existe um livro feito pelos professores de Astronomia da USP que está disponível gratuitamente na Internet no seguinte link:
Clique para acessar o fascinio.pdf
É um livro de divulgação muito interessante, com figuras e ilustrações bem explicativas! Vale a pena dar uma olhada.
Quando a aprender a utilizar o telescópio, eu vou dar uma pesquisada por aqui e se achar algo que possa ajudar eu escrevo novamente!
Espero ter ajudado!
Vinicius
março 31, 2011 às 15:00 |
oi eu pretendo fazer astronomia será que isto é uma boa profissão??
me ajudem, mas a mau sorte é que eu odeio matematica e fisica mais ou menos…