Imagem da semana: Observatório Pico dos Dias

by

O Observatório Pico dos Dias (carinhosamente conhecido por aqui como OPD), está localizado entre os municípios de Brazópolis e Piranguçu (MG, bem perto de Piranguinho, a capital do pé-de-moleque). O local encontra-se a 1864m de altitude e faz parte do LNA – Laboratório Nacional de Astrofísica, do Ministério da Ciência e Tecnologia. A figura mostra O Telescópio Perkin-Elmer, com espelho de 1,6 m de diâmetro (centro) e os Telescópios Boller & Chivens (IAG/USP) e Zeiss, ambos com espelhos de 0,6 m. Na foto logo abaixo é possível ter uma idéia melhor do tamanho da construção (comparada com o ônibus à direita).

Apesar de ser um telescópio pequeno quando comparado com o SOAR, GEMINI entre outros, muita ciência de qualidade é feita no OPD, por pesquisadores e estudantes de várias instituições pelo Brasil. Para observar no OPD, é necessário submeter um pedido de tempo a uma comissão, que fará o julgamento e distribuirá o tempo útil do telescópio em cada semestre entre os projetos comtemplados. Nosso colega de blog Moisés, por exemplo, já fez observações no OPD em diversas ocasiões. Eu e o Tiago também já estivemos por lá, só que a nossa visita foi parte de um curso de Astronomia Observacional daqui da pós.

Vocês podem notar que é um local muito agradável, com uma vista incrível de toda a região. Bem no centro da foto (que foi tirada da passarela ao redor do telescópio principal pelo nosso colega Márcio “Tiozinho” Barreto) é possível identificar (beeeeem lá longe) a Pedra do Baú. Apesar de ser um local úmido (o que pode dificultar as observações), nem preciso dizer que a noite o céu é realmente bem diferente dessa vergonha que temos aqui em São Paulo:

Isso sem falar na comida mineira excelente que é servida por lá…

Tags: , , , ,

10 Respostas to “Imagem da semana: Observatório Pico dos Dias”

  1. Natália Dörr Says:

    Excelente!
    Achei incrível a última foto, muito bonita mesmo.
    Tu sabes me dizer se aqui no Rio Grande do Sul tem algo do tipo?
    Me interessei e gostaria de visitar!

    Um abraço, e parabéns!

  2. Vinicius Placco Says:

    Olá,

    Então, eu não sei de nada parecido aí no RS. Existe um grupo forte de astronomia e astrofísica na UFRGS. Eles possuem um livro online muito utilizado por aqui: http://astro.if.ufrgs.br/

    Além disso, encontrei no site do instituto de física (http://www.if.ufrgs.br/if/), links para o planetário (http://www.planetario.ufrgs.br/), observatório educativo itinerante (http://www.if.ufrgs.br/oei/) e observatório astronômico da UFRGS (http://www.if.ufrgs.br/oei/observ/). Acho que vale a pena conferir!

  3. Rafael Kimura Says:

    Essa última foto ficou fantástica mesmo! Saíram as estrelas no céu e não estourou a imagem da cúpula. Como é que você conseguiu tirar?

  4. Imagem da semana: Saturno gordinho « Café com Ciência Says:

    […] digital tabajara (que hoje mais parece um apoio de porta moderno), na época da minha visita ao Observatório Pico dos Dias. Eu confesso que foi a primeira vez que vi Saturno e seus anéis assim “tão de perto”. […]

  5. Imagem da semana: MSU Campus Observatory « Café com Ciência Says:

    […] interessante notar que esse telescópio sofre dos mesmos problemas dos telescópios do Observatório Pico dos Dias. Na imagem pode-se notar a presença de árvores e nuvens no céu, ou seja, não é um lugar ótimo […]

  6. David Says:

    Olá… eu estava no OPD no dia em que essa foto foi tirada. Inclusive a tenho em meu pc também. Eu não recordo o nome do rapaz que tirou essa excelente foto, que por muito tempo foi a imagem que enfeitou o meu Desktop, mas lembro que ele era estudante no INPE. Eu falei com ele (perguntei o nome, mas esqueci denovo) na reunião da IAU. Enfim… legal ver essa foto rodando o mundo… ainda que não seja de minha autoria. Céu escuro para todos. Abraços.

  7. Lu Says:

    Oi..

    AMEI esse post…. queria uma ajuda sua! Comprei um telescópio de presente pro meu filho de 13 anos E gostaria MUITO de levá-lo a uma visita ao obsevatório… tem alguma dica de como consigo essa façanha??? Moro em Paraisópolis, beem pertinho e meu filho vem passar o mês de Janeoro comgo… de férias.

    Por favor.. me da uma luz!!
    Tomara que ele goste do telescópio!!!🙂 Existe alguma maneira de ensiná-lo a se localizar no céu??? Como ele pode encontrar planetas, estrelas… enfim…

    Atenciosamente e com carinho…
    Obrigada desde já.

    Luciana

  8. Vinicius Placco Says:

    Olá Luciana.

    Que legal que você comprou um telescópio para o seu filho. É muito importante estimular a curiosidade das crianças sempre que possível!

    No Instituto de Astronomia da USP acontecem visitas agendadas para observação do céu e também palestras. Você pode conseguir mais informações nesse link:

    http://www.astro.iag.usp.br/~atendimento/

    Além disso, caso você queira fazer uns passeios legais ligados à ciência com seu filho, eu indico o planetário do ibirapuera (http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/planetarios/planetarios_de_sp/programacao/index.php?p=444), a estação ciência (http://www.eciencia.usp.br/) e o catavento cultural (http://www.cataventocultural.org.br/home.asp).

    Só para complementar, existe um livro feito pelos professores de Astronomia da USP que está disponível gratuitamente na Internet no seguinte link:

    http://www.astro.iag.usp.br/fascinio.pdf

    É um livro de divulgação muito interessante, com figuras e ilustrações bem explicativas! Vale a pena dar uma olhada.

    Quando a aprender a utilizar o telescópio, eu vou dar uma pesquisada por aqui e se achar algo que possa ajudar eu escrevo novamente!

    Espero ter ajudado!

    Vinicius

  9. Letícia Caroline Says:

    oi eu pretendo fazer astronomia será que isto é uma boa profissão??
    me ajudem, mas a mau sorte é que eu odeio matematica e fisica mais ou menos…

Deixe uma resposta

