Não, você não esqueceu de colocar os óculos nem precisa ajustar os configurações do monitor. A foto acima está mesmo um pouco fora de foco. Agora, porque diabos alguém colocaria uma fotografia horrível como essa de Saturno e seus anéis quando você pode apreciar algo como isto?
Bom, eu só coloquei esta imagem porque ela foi tirada pelo àsno na fotografia que vos escreve. Sim, eu mesmo, com o auxílio da minha câmera digital tabajara (que hoje mais parece um apoio de porta moderno), na época da minha visita ao Observatório Pico dos Dias. Eu confesso que foi a primeira vez que vi Saturno e seus anéis assim “tão de perto”. Fiquei com aquela sensação de “será que alguém colou essa figura no telescópio?” e achei melhor registrar o momento. Por mais que a imagem seja muito ruim quando comparada com a do link acima, garanto que o impacto (pelo menos para mim) foi muito maior. Fiquei tentando imaginar como deve ter sido essa sensação para alguém que apontou seu telescópio rudimentar para esse ponto brilhante no céu sem ter a menor idéia do que iria encontrar.
Bem legal. Também é possível observar, à direita do planeta, uma pequena mancha. Na verdade não é sujeira que caiu na lente, e sim uma das luas de Saturno. (Melhor clicar na foto e ver a versão “um pouco melhor”).
março 18, 2010 às 16:43 |
Pois é, semana passada eu mostrei Saturno para uns amigos com um telescópio pequeno fazendo a propaganda “venha ver uma estrela de orelhinhas”. Dizem eles que acharam muito legal, mesmo que o meu telescópio não seja nenhum Gemini (não sei se falaram isso pra me agradar, mas enfim…).
março 18, 2010 às 16:48 |
Grande Kimura!
“Estrela de orelhinhas” foi muito boa!
Abraço
março 18, 2010 às 16:55 |
É mesmo… Saturno, esta “bola com orelhas”, causa impacto. Eu só o vi por um telescópio (não me lembro qual!) do observatório de Valinhos (que deve ser BEM menor que o do OPD). Além de eu mesma ter ficado impressionada, lembro que o pessoal ficou maravilhado (mais que com um aglomerado globular e uma nebulosa, que foi, se não me engano, o que observamos naquela noite também).
“… e mãe, eu vi OS ANÉIS DE SATURNO!!” [risos gerais]
Bah, eu iria de novo naquela excursão.
março 18, 2010 às 17:27 |
Eu lembro a primeira vez que vi Saturno também, eu tinha 13 anos e meu pai focalizou achando que era Júpiter ( definitivamente, a astronomia era nossa paixão mas passava longe de ser nosso forte…) e quando eu vi achei parecido com uma tomada!