TED Prize e Culinária

by

Para quem não conhece, o TED (Technology, Entertainment, Design) é uma fundação americana sem fins lucrativos cujo mote é: Ideas worth spreading (algo como Ideias dignas de serem divulgadas, Ideias que merecem ser espalhadas ou ainda Ideias boas pra car***). Esta fundação organiza conferências anuais com a presença de personalidades, pesquisadores e pessoas que tentam, dentro de suas especialidades, fazer um mundo melhor. Não vou citar nomes, mas garanto que muitos se surpreenderão ao ver a lista de pessoas que já passaram por lá.

A fundação oferece, todos os anos, o chamado TED Prize. É um prêmio oferecido para pessoas que realizam feitos excepcionais em suas áreas e que, em 2010, foi entregue à Jamie Oliver. Não deixe de ver o vídeo abaixo.

Eu resolvi escrever especialmente sobre o prêmio deste ano porque acompanho a trajetória deste rapaz de 35 anos, nascido nos confins do Reino Unido, desde que seus programas começaram a passar aqui no Brasil (infelizmente só na TV paga). Talvez por eu ser um cozinheiro que não sabe cozinhar (mas que aprecia muito a comida), sempre via o programa com aquela vontade de aprender, mesmo não conseguindo. O que sempre me chamou a atenção foi que Jamie sempre se mostrou uma pessoa simples, e que gosta de refeições feitas em casa, sempre com ingredientes frescos.

Porém, o prêmio veio graças a uma de suas iniciativas em defesa da comida saudável, com o foco voltado principalmente para as crianças. No vídeo acima, ele apresenta uma série de números que comprovam que, ao se tratar do assunto obesidade, é mais fácil (e barato) prevenir (com boa alimentação) do que remediar (com gastos em planos de saúde). Além disso, ele é responsável por várias outras campanhas muito interessantes, como o ministério da comida, melhoria da merenda escolar na Inglaterra e o restaurante Fifteen.

Os ganhadores sempre fazem o chamado “desejo para mudar o mundo”. E o dele foi:

“I wish for your help to create a strong, sustainable movement to educate every child about food, inspire families to cook again and empower people everywhere to fight obesity.”

————————————————————————

Obs1: No site oficial do rapaz é possível encontrar muitas receitas legais e simples de serem feitas. Vale a pena dar uma conferida.

Obs2: Eu recomendo fortemente que vocês – ou você, caso apenas uma pessoa leia o post – assinem o feed do TED. São divulgados por volta de 5 pequenas palestras por semana, com os mais variados temas. Bem melhor do que assistir televisão…

Obs3: Existe também uma iniciativa chamada TEDx, que são eventos independentes realizados ao redor do mundo, nos moldes da ideia original. São Paulo já tem a sua própria versão.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: