Eclipse Solar e a Ida à Lua

by

Há 40 anos, pela primeira vez, pisamos em um astro do Sistema Solar que não a Terra. E, obviamente que o Café com Ciência não poderia deixar passar em branco esta celebração.

A Lua dá sustentabilidade ao eixo de rotação da Terra e, por conseguinte, fornece uma estabilidade climática que permite o surgimento da vida e, mais importante, permite que a vida possa prosperar e evoluir. De fato, caso não existisse a Lua, o eixo de rotação da Terra não teria tal estabilidade e as famosas estações do ano não existiriam, pelo menos com a regularidade que conhecemos. A Terra precessiona, como um pião, mas de uma forma bem lenta (graças à Lua).

E foi, justamente, neste astro que o homem deixou sua primeira pegada extraterrestre. Além das pegadas, ficaram um jipe lunar e alguns instrumentos científicos.

Para não ficar de fora e participar das festividades, na manhã do dia 22 de julho de 2009, a Lua passou na frente do Sol para um referencial na Terra, em outras palavras, nos proporcionou um dos mais belos acontecimentos que alguém pode presenciar: um eclipse solar. E, tido como o mais longo a ocorrer neste século.

Como para a Lua a Terra não apresenta fronteiras entre países, pois isso nada mais é do que uma invenção humana, esta, ironicamente, resolveu premiar não o povo que primeiro chegou lá, mas seus maiores rivais da atualidade, os chineses.

E, pela internet, estava eu a ver a tela de meu computador ir escurecendo vagarosamente com uma imagem de Shanghai ao fundo. E, garanto, que não foi devido ao descanso de tela de meu computador. A ausência de luz foi causada devido ao momentâneo bloqueio da luz do astro-Rei por parte da Lua intrometida.

Para comemorar estas duas realizações, viajem à Lua mais eclipse solar, que juntos mostram o quanto que nós humanos buscamos conhecer os fenômenos celestes, escolhi uma frase criada por Neil deGrasse Tyson (citada no documentário “O Universo” do History Channel), e que nos mostra nossa importância cósmica. Nem tão exacerbada como defendem alguns, nem tão medíocre como defendem outros. Logo acima, coloquei um link para um vídeo em que deGrasse Tyson cita sua famosa frase. E, logo abaixo, reproduzo o pensamento de Tyson em português, através de uma tradução livre minha:

“Reconhecer que cada molécula que constrói nosso corpo, e os átomos que constroem as moléculas, podem ser rastreados até os núcleos incandescentes de estrelas de alta massa que explodiram e lançaram seus interiores quimicamente ricos na Galáxia, enriquecendo quimicamente nuvens de gás primordiais com a química da vida. Desta forma, estamos todos conectados: biologicamente uns com os outros; quimicamente com a Terra e atomicamente com o resto do universo. Isto é maravilhoso. Isto me faz sorrir e, na verdade, isto me traz uma sensação de grandeza. Não que sejamos melhores que o universo, nós somos parte dele. Estamos no universo e o universo está em nós.”

Só a Astronomia para nos dá esta real noção de nosso lugar no universo. Isto, à medida em que viajamos através dele espacialmente, e com ele temporalmente, num pálido ponto azul.

Anúncios

Tags: , ,

2 Respostas to “Eclipse Solar e a Ida à Lua”

  1. Marcellus Says:

    A Lua realmente é parte importante da Terra por vários motivos climáticos e por ajudar no desenvolvimento sustentável do planeta. E também ajuda a Terra a ter períodos de dia de 24 horas, reduzindo a velocidade de rotação do nosso planeta. Segundo estudos, se a Lua não existisse os dias teriam 6 horas, a Terra seria um planeta muito diferente.

    • Alessandro Moisés Says:

      Verdade Marcellus,

      e essa importância da Lua não é bem reconhecida. A Lua sempre é tratada, somente, de forma poética. Nada contra a forma poética, mas também deveria ser dada ênfase em sua importância real.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: