Tapeçaria de Bayeux em Versão Animada

by

O excelente vídeo acima é uma animação da famosa tapeçaria de Bayeux. Ela narra a história da conquista do que hoje é a Inglaterra pelo povo da Normandia.

As batalhas que vemos na animação, e que estão na tapeçaria, são da batalha de Hasting que ocorreu no ano de 1066 d. C..

Esta tapeçaria é feita de bordados e mede cerca de setenta metros de comprimento por meio metro de altura. Suspeita-se que fora encomendada pelo bispo de Bayeux, Odo, que era meio irmão de Guilherme II, duque da Normandia, e que comandara a conquista.

Como Astronomia é a mais antiga das ciências, ela acompanhou, de perto, toda a história da humanidade.

Muitas vezes falsas interpretações de fenômenos celestes levaram povos a temerem possíveis invasões por parte de povos estrangeiros, bem como ascensão ou queda de reis.

Com esta tapeçaria não foi diferente. O cometa de Halley está desenhado e aparece na animação. De fato, este cometa esteve visível da Terra neste ano de 1066 d. C.. Não só isso como sua aparição foi desenhada como um aviso celeste sobre a futura ascensão de Guilherme II.

Claro que a tapeçaria foi produzida após a batalha de Hasting, e naquela época o que não faltavam eram reis em queda enquanto outros emergiam aos respectivos tronos vazios. E como aquele ano ficou marcado pela passagem do cometa de Halley, nada mais natural (aos olhos de alguém que viveu por volta do ano 1000 depois de Cristo) que ligar uma coisa à outra. Não seriam previsões e sim pósvisões.

Tags: , , , ,

2 Respostas to “Tapeçaria de Bayeux em Versão Animada”

  1. Marcellus Says:

    Vídeo muito interessante. História e astronomia dois assuntos muito ligados e fascinantes.

  2. Anônimo: A TAPEÇARIA DE BAYEUX | VÍRUS DA ARTE & CIA. Says:

    […] A Tapeçaria de Bayeux foi usada como instrumento de propaganda por Napoleão, ao tentar conquistar a Inglaterra, e por Adolf Hitler, quando planejou a invasão da ilha. Atualmente a obra encontra-se no Musée de la Tapisserie de Bayeux, na Normandia. Vejam toda a tapeçaria na animação: https://www.youtube.com/watch?v=KfMekHN6x7w/ […]

Deixe um comentário