Imagem da semana: Eclipse da Lua

by

Semana de férias para alguns, semana de trabalho para outros. Embalado pelo post anterior sobre os detalhes do eclipse lunar, achei pertinente compartilhar algumas imagens. A “foto oficial” do evento é do APOD do dia 23/12:

Entretanto, nesta imagem não é possível ver exatamente como occoreu o eclipse. Para não deixar o leitor com muita curiosidade, acordei meu irmão Matheus às 4h30 no dia do referido evento e ele gentilmente, com um sorriso no rosto e cabelo despenteado, tirou algumas fotos (eu fiquei mesmo na parte de logística, que incluiu chamar o elevador e trancar a porta):

Alguns problemas que ocorreram (além do sono): (i) São Paulo, (ii) Lua muito próxima ao horizonte, (iii) apartamento com sacada oposta ao evento, (iv) maldito sobrado com telhado que mais parece um barracão de escola de samba, (v) iluminação pública e (vi) falta de tripé para apoiar a câmera.  Mesmo assim as fotos saíram bem legais.

 

Anúncios

Tags:

Uma resposta to “Imagem da semana: Eclipse da Lua”

  1. Evandro Says:

    Quatro eclipses do sol e dois de lua marcarão 2011

    Washington, 27 dez (Prensa Latina) Para quem gosta de desfrutar da abóbada celeste e seus eventos astronômicos, 2011 será um ano interessante, já que ocorrerão quatro eclipses do sol e dois de lua.

    No próximo dia 4 de janeiro se produzirá o primeiro fenômeno, um eclipse parcial do sol, visível de toda a Europa, norte da África e oeste da Ásia, e durante o qual a lua cobrirá mais da metade da superfície solar. No entanto, quem possa observá-lo, deverá madrugar, já que se iniciará logo antes do amanhecer.

    Outro evento similar acontecerá no dia 1 de junho, e serão os habitantes do leste da Ásia, América do Norte, Groenlândia e Islândia os mais favorecidos com o espetáculo.

    Os especialistas recordam que a observação do disco solar sem tomar as corretas precauções é extremamente perigosa, já que pode ocasionar danos oculares irreversíveis. Portanto não se deve olhar nunca diretamente ao sol sem uma proteção adequada.

    Por outra parte, a lua ficará também opacada por dois eclipses, um, no dia 1 de julho, que poderá ser visto no sul do oceano Índico e outro, no dia 25 de novembro, visto da África do Sul, Antártida, Tasmânia e do oeste da Nova Zelândia.

    No último dia 21 de dezembro parte do planeta pôde desfrutar de um belo espetáculo, um eclipse total da lua, que coincidiu com o solstício de inverno no hemisfério norte, quando ocorre o dia mais curto e a noite mais longa do ano.

    De acordo com especialistas do Observatório Naval dos Estados Unidos, que inspecionou uma lista dos eclipses dos últimos dois mil anos, um fato similar não ocorria desde o dia 21 de dezembro de 1638.

    No entanto, acrescenta que não ter-se-a que esperar 372 anos para outra coincidência, que ocorrerá no dia 21 de dezembro 2094.

    asg/vm/es

    Fonte: http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&id=250313&Itemid=1 (Em 30/Dezembro/2010).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: