Imagem da semana: Três Marias versão tunning

by

Como já disse por aqui anteriormente, eu nunca me deparo com imagens bonitas enquanto faço pesquisa, e na maioria das vezes não paro e olho as fotos do céu que são publicadas por aí. Esse “exercício” de publicar a imagem da semana, mesmo que seja uma vez por bimestre, acaba me fazendo apreciar um pouco mais o trabalho alheio. E essa visão logo abaixo com certeza vale um post.

A imagem desta semana mostra uma visão bem mais caprichada (ou “tunada”, como diriam aqueles que se julgam anglófonos porque assistem friends sem ler a legenda, adoram pegar palavras em inglês, pronunciar de qualquer jeito, trocar os sons, piorar o sentido e continuar achando que está tudo bem) daqueles três pontinhos sem graça que observamos a olho nu no céu. Apresento-lhes Órion, o caçador. E, quem diria, nossas três marias desbravadoras formam o importantíssimo cinturão do sujeito, sem o qual ele não poderia carregar sua espada nem manter o saiote no lugar. Logo à direita das três amigas encontra-se uma região azulada de intensa formação estelar, chamada Nebulosa de Órion. Além disso, essas imensas nuvens de gás e poeira espalhadas pela imagem só podem ser observadas com o auxílio de telescópios potentes, sendo que a imagem final é uma composição de várias outras tomadas em diferentes filtros.

Outra figura conhecida que pode ser vista na imagem é a Nebulosa Cabeça do Cavalo, que encontra-se bem próxima à “maria inferior” na imagem. Caso queira saber exatamente onde se encontram esses objetos e o nome das estrelas mais brilhantes da imagem clique aqui. (Me reservo o direito de continuar chamando as três marias de maria1, maria2 e maria3. Onde já se viu chamar alguém de Alnilam? Parece mais uma marca de água sanitária).

E o arco avermelhado que envolve as marias? O que seria?

É o mundialmente conhecido e adorado Loop de Barnard, cujo centro encontra-se próximo à nebulosa de Órion. O nome foi dado em homenagem a Edward Barnard, que capturou algumas imagens desta região em 1895. Porém, dizem as más línguas que William Herschel (o cara que fez um mapa da Galáxia) já havia observado o dito loop nos idos de 1786. Acredita-se que o loop foi formado por sucessivas explosões de supernova, que  teriam ocorrido entre 2 e 3 milhões de anos atrás.

—————————————————–

Para ser bem sincero, eu não vejo caçador nenhum no céu, nem fazendo muito esforço. Clique aqui para acessar minha releitura pessoal da constelação.

Anúncios

Tags:

4 Respostas to “Imagem da semana: Três Marias versão tunning”

  1. Nathalie Says:

    Oi Vinicius! Eu adoro as 3 marias justamente porque eu, leiga no assunto, identifico facilmente no céu e foi lendo a Astronomy ( que infelizmente acabou-se) que soube que a nebulosa Cabeça de Cavalo ficava ‘atrás’ da Maria 3. Desde então eu sempre olho e falo pra quem conheço ( a maioria ou balança a cabeça do um lado ou de outro achando que sou maluca ou acha que sou muito inteligente hahahaha). Por isso que amei esse seu post, ainda acrescentou mais ao pouco que sabia. Valeu!

  2. Nathalie Says:

    Vou divulgar no meu twitter – eu sei que parece aqueles doidinhos da ‘família Restart ‘ falando mas convenhamos esse assunto é bom MESMO! hahahaha
    abraço!

  3. Hatus Says:

    Muito interessante os artigos, gostaria de citar que o livro O Alfa e o Ômega tem abalado todo o Brasil com o tema

    Quais são as fronteiras entre a fé e a ciência? Os limites do entendimento humano

    Veja também a fantástica entrevista com os autores pastora Esmeralda Campelo e o pastor Antônio Peters

    Parte 1

    Parte 2

    Abraço

  4. Carlos Costa Says:

    Lindas! A natureza é muito melhor que Picasso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: