As Faces de Leonardo da Vinci

by

Se preferir, escolha as legendas (subtitles) em português!

Leonardo da Vinci sempre é tema de textos aqui no Café com Ciência. Afinal de contas, ao meu ver, foi a mente mais criativa que a humanidade presenciou ou produziu. Porém, diferentemente de outros pintores famosos (muitos deles seus contemporâneos), aparentemente, Leonardo não fez um auto-retrato. Ao menos não há algo neste sentido e que seja reconhecido por todos estudiosos do pintor. Há algumas suposições, mas nada comprovado, ainda.

Aqui, reproduzo um vídeo indicado pelo Open Culture. Ele trata de um estudo de Siegfried Woldhek que é um cartunista profissional e já desenhou mais de 1100 faces. Reconhecimento de faces é, portanto, um de seus fortes!

Basicamente, ele foi buscar, em todo o trabalho de Leonardo, pinturas onde aparecem faces. Nestas faces, mesmo que as pinturas não representassem auto-retratos, poderia estar escondida a face de Leonardo. Ele excluiu as pinturas onde as faces não são o foco principal do quadro (eliminou os quadros muito vagos ou estilizados) e os auto-retratos de “gente feia” ou caricaturas, uma vez que (segundo Siegfried Woldhek) Leonardo era reconhecido em seu tempo como um homem bonito.

Como resultado final sobraram três pinturas. (a) O famoso “homem velho” que já era atribuído como sendo Leonardo, mas sem maiores comprovações por parte dos historiadores; (b) O Homem Vitruviano, também bastante conhecido e (c) o retrato de um músico. E as comparou!

Ele vai além e mostra a similaridade entre as faces de cada pintura, que aparentam tratar do mesmo homem, mas em idades diferentes. Por fim, ele compara a única face reconhecidamente de Leonardo e que está na escultura de Davi (de Davi e Golias, de Verrochio, que Leonardo posou como modelo quando tinha 15 anos de idade) e também tem características bastantes similares ao “possível” Leonardo das três pinturas anteriores.

Siegfried Woldhek deixa bem claro que são suposições, mas afirma que são suposições com alicerces firmes. Segundo ele, este trabalho não só mostra a face de Leonardo, como mostra seu envelhecimento. De qualquer forma, um belo trabalho onde a inteligência e a imaginação andaram de mãos dadas.

Anúncios

Tags: , ,

3 Respostas to “As Faces de Leonardo da Vinci”

  1. Marcellus Says:

    O video mostra uma proposta bem interessante. Achei a pesquisa de Woldhek bem feita. Como Leonardo era um grande desenhista, ele não ira fazer desenhos parecido apenas por coincidência.

    Devo concordar com ao trabalho de Woldhek, realmente as faces se parecem e a face do músico é bem parecida com a escultura de Davi.

  2. amisrayara coelho dos santos Says:

    Eu amo o leonardo da vici

  3. Vinícius Rinaldi Says:

    Esse vídeo me ajudou muito num projeto da escola. Vou fazer uma apresentação sobre Leonardo e vou tentar encaixar esse vídeo. Muito obrigado Café com Ciência! =D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: