Imagem da semana: Cartwheel galaxy

by

A galáxia Cartwheel (ou, em tradução bem livre, roda de charrete, carruagem, etc.) possui uma estrutura peculiar, bem diferente das galáxias que os astrônomos costumam encontrar na sequência de Hubble. Esse formato esquisito é, infelizmente, resultado de um grave acidente intergaláctico: A galáxia, antes de se tornar uma roda de charrete (200 milhões de anos atrás), vagava calmamente por aí, quando ocorreu uma colisão frontal com uma galáxia menor. A condição exata do choque determina o resultado e subsequente evolução dinâmica da estrutura formada (ou deformada mesmo).

A parte esquerda da figura mostra o núcleo amarelado no centro e um anel externo repleto de estrelas jovens e onde também ocorre intensa formação estelar. As estruturas que aparentemente ligam o centro ao anel são compostos de material perdido pela galáxia no processo de colisão. Uma visão mais detalhada da região central pode ser vista no painel à direita. É interessante notar a presença de outro anel azulado mais interno. Segundo o site do Hubble, as estruturas amarelas semelhantes a pontas de flechas provavelmente foram formadas por colisões entre materiais com altas velocidades e materiais se movendo mais lentamente.

Anúncios

Tags: , , ,

Uma resposta to “Imagem da semana: Cartwheel galaxy”

  1. Tamires Says:

    Comentário piegas: estou adorando este “imagem da semana”. A desta semana é liiiinda e tem uma história deveras interessante!
    Eu gosto de galáxias depois de colisões. A Antena (é isso mesmo?) é muito divertida!

    P.S.: Vi um vídeo esses dias e lembrei do blog. Le Café, de Oldelaf. Vejam, sim? 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: