Campeonato Brasileiro!

by

Após o término do Campeonato Brasileiro de futebol, resolvi brincar um pouco com os números.

Como todos sabem, a pontuação é dada da seguinte forma: os vencedores ganham três pontos, quem empatar leva um ponto, e os derrotados mantém sua pontuação de antes do jogo inalterada, ou seja zero ponto. Então, resolvi alterar um pouco as coisas e tentei aplicar uma pontuação que considerei mais justa e sem complicar demais. Ela é da seguinte forma:

1 – Os derrotados “perdem” 01 (um) ponto, se perdeu no campo tem que perder ponto!

2 – Em caso de empate, há duas situações:
(a) o brochante 0x0, onde o jogo termina como começou. Então que a pontuação permaneça como estava. Zero ponto para os dois times que empataram sem gols; e
(b) o empate com gols (1×1, 2×2, 3×3…), neste caso, 1 (um) ponto pra ambos os times acho que fica justo mesmo!

3 – Os vitoriosos. Nesta situação considerei dois tipos de vitórias:
(a) as “mixurucas”, onde os jogos terminam em 1×0 ou 2×1, e apenas estes dois casos; e
(b) as “imponentes”, que seriam os demais resultados (2×0, 3×1, 3×2, 4×3, 1000×0,…) onde o jogo “deve” ser mais animado e vale o dinheiro investido.
No primeiro caso (mixuruca), o vencedor levaria os já famosos três pontos, enquanto que no segundo caso, o vencedor teria feito por merecer “quatro” pontos. O perdedor, claro, entra no item 1 logo acima, e perde 1 ponto em qualquer das duas situações.

Para complicar um pouco mais (e fazer um pouco mais de justiça), ao fim do campeonato o time com melhor ataque ganha dois pontos extras! O de melhor defesa outros dois pontos extras! O que levou menos cartões vermelhos também teria dois pontos a mais, enquanto que o clube que tivesse levado o maior número de cartões vermelhos perderia dois pontos. Aqui considerei o fator “Fair Play” contabilizado pelo número de cartões vermelhos.

Seguindo essa minha pontuação, os times se preocupariam em atacar mais para conseguir os dois pontos extras ao fim do campeonato, e teriam que se preocupar mais com as defesas também por outros dois pontos. Além disso, violência seria algo completamente idiota (na verdade, já é mesmo) pois ao fim do campeonato, o time dos briguentos perderia dois importantes pontos.

Após pegar a tabela completa do campeonato brasileiro de 2009, que acabou a uma semana atrás, e atribuir esta nova pontuação eis a tabela que surge:

Campeão.

Tabela onde usei meus critérios de pontuação. Compare as posições com a CBF (última coluna). Clique sobre a tabela para uma melhor visualização.

Na tabela, V significa vitórias, GP significa Gols Pró, GC indica os Gols Contra e SG llista o Saldo de Gols. Casa, Fora e Total são os pontos conquistados em casa, fora (visitante) e a soma, respectivamente. Toda a pontuação foi considerada, inclusive a pontuação final para os clubes com melhor ataque, melhor defesa, e maior e menor número e cartões vermelhos.

Note como, em geral, os clubes se saem muito mal fora de casa (quarta coluna, Fora). Interessante o salto do Grêmio e as alterações na parte de baixo da tabela. O Santos teria caído e o Coritiba teria se safado da série B. Ano após ano, o campeonato seria decidido somente no fim!

Como informação: o melhor ataque do campeonato foi do Grêmio (67 gols); a melhor defesa foi a do São Paulo (42 gols sofridos); os times que levaram o menor número de cartões vermelhos foram o Avaí e o Flamento (4 cada) e o que levou mais cartões vermelhos foi o Sport Recife (para complicar ainda mais sua situação com 17 cartões).

Anúncios

Tags: , ,

8 Respostas to “Campeonato Brasileiro!”

  1. Tamires Says:

    Muito bom!
    Alessandro para presidente da CBF!!

    Desse jeito é muito mais divertido. Uma pena que o Palmeiras continua em 5º… xD

  2. Fabiô Says:

    Ah os pós-graduandos… hehe

  3. Vinicius Placco Says:

    Note que a tabela foi feita em LaTeX. Excelente.

  4. Alessandro Moisés Says:

    É Tamires, meu São Paulo também não se aproveitou muito desse novo sistema de pontuações. E, tomara que a CBF veja esse novo sistema, goste e pague bem por ele… $$$$$ 😀

    Pós-graduandos e a perfeição com LaTex… hehehehe 😉

  5. david Says:

    legal, masi justo, pena que meu palmeiras contonuou em 5.

  6. Marcellus Says:

    Gostei desse sistema porque torna o campeonato mais interessante. Por que eu achei o campeonato desse ano muito mais emocionante que os outros pela proximidades de pontos entre os times, tanto no topo da tabela como no final também.

    Mas ele é mais complicado no final das contas e podemos pensar em muito mais variantes, complicando mais ainda. Por exemplo, pontuações menores que iriam de 0,1 até 0,9. Para calcular posse de bola, passe errados, chutes a gol, etc.

    A o que eu achei interessante mesmo, foi que o Flamengo continuaria Campeão.

  7. Rui Says:

    Cara, dá pra ver que voce nao entende nada de futebol. Se até hoje muita gente nem consegue entender os critérios de desempate, imagina com esse sistema complicado.

    Viagem.

    No mais, você parte da premissa que um jogo 0 X 0 ou 1X0 tem menos “graça” que um jogo com goleada. Típico de quem não está acostumado com jogos, remetendo até ao ranço americano contra o futebol (eles gostam de basquete, com placares tipo 102 X 99).
    O 1X0 do Inter contra o Grêmio no segundo turno desse ano foi muito mais emocionante (o gremio pressionando, o Inter se defendendo) do que o 5 X 3 entre Santo André e Nautico na antepenultima rodada.
    Se você pesquisar vai ver que nos campeonatos dos anos 70 existia um ponto extra para vitórias com mais de 3 gols, mas foi extinto. Talvez justamente porque não reflete necessariamente um maior empenho do time.

  8. Natália Dörr Says:

    Gostei!!! Finalmente um sistema mais justo nesse campeonato (não que eu entenda lá muito de futebol, mas enfim).
    O que eu mais gostei foi do salto do Grêmio, hehehehe.

    Muito bom o post, parabéns!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: