Senhoras e senhores, O Campo Magnético!

by

O vídeo acima (do pessoal do Laboratório de Ciências Espaciais da NASA) mostra alguns efeitos especiais dos campos magnéticos. Nele podemos ver arcos e linhas magnéticas. Os efeitos visuais e sonoros são editados para facilitar a compreensão do fenômeno.

Diferentemente de um ímã tradicional onde há um polo magnético sul e um outro chamado norte, alguns objetos apresentam vários desses polos. Isto pode ser verificado pela presença de arcos, pois estes são linhas que ligam dois polos opostos.

Como pode ser visto no vídeo, não é raro que que às vezes estas linhas fiquem com uma extremidade solta, e que bamboleiam enquanto procuram seu polo oposto. Quando tratamos de magnetismo, os opostos se atraem mesmo.

Além disso, muitas vezes essas linhas se tocam, e o resultado pode ser bem explosivo.

Como curiosidade, as famosas “proeminências solares” são resultado destas potentes linhas magnéticas que quando se cruzam expelem matéria pra todo lado.

Na figura logo abaixo, mostro um esquema em que vemos as linhas magnéticas do Sol e da Terra. Cada ejeção de matéria por parte do Sol seria extremamente perigosa à vida na Terra não fosse seu campo magnético.

Como pode ser visto na figura, as linhas de campo magnético da Terra servem como um escudo contra o bombardeamento solar. Interessante que algumas partículas carregadas eletricamente e oriundas do Sol podem adentrar pelos polos do campo magnético terrestre. Elas escolhem esse caminho porque ao serem barradas pelo campo terrestre, algumas, contornam as linhas de campo e são direcionadas aos polos.

Estas partículas extremamente energéticas ao interagir com nitrogênio e oxigênio, principalmente, da atmosfera terrestre causam as famosas Auroras, sendo as boreais as mais famosas.

Já na última figura, podemos ter uma ideia do tamanho da criança. A Terra fica completamente diminuta quando comparada a um simples espirro solar. Notem a forma de arco destas proeminências.

Auroras

Auroras e o campo magnético terrestre.

Sol-Terra

Comparação entre a Terra e uma proeminência solar.

Anúncios

Tags: , ,

2 Respostas to “Senhoras e senhores, O Campo Magnético!”

  1. Vinicius Placco Says:

    Esse colorido todo ia fazer um sucesso nas festas de final de ano!

  2. Tamires Says:

    Muito interessante, o assunto escolhido para o post!

    Mas eu devo dizer, Alessandro, que seus posts acabam com todo o romantismo. Primeiro, os flares, o que reduzem muito as chances de acreditar que um clarão possa ser um OVNI. Agora… como é que eu vou achar que as auroras boreais são reflexos das armaduras das Valkyrias cavalgando pelos céus?
    Tá, foi uma brincadeira bobinha.

    E Vinicius… sim, ia! Já pensou se lá em Estocolmo tivesse uma beeela aurora boreal bem na virada? rs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: