Objetos nos céus

by

Se você costuma ver objetos estranhos no céu e gostaria de tirar suas dúvidas se se tratam de algum disco voador causando blecautes por aí, seus problemas acabaram. Como ótimo tira-dúvidas, indico o sítio Heavens Above.

É um sítio bem bacana e que mostra a posição atual da ISS (Estação Espacial Internacional), do famoso telescópio espacial Hubble, e dos mais variados satélites artificiais.

Além disso, ainda mostra cartas do céu (não são mapas astrais, por favor…) com as posições de cometas e asteróides.

Para quem mora longe de grandes centros urbanos e, de preferência mais próximo da linha do Equador, este sítio torna-se uma ótima ferramenta para quem queira acompanhar algum “iridium flare“.

Não se preocupe que não se trata de nenhuma marca de naves espaciais. Isto nada mais é do que satélites artificiais que circundam nosso planeta e que logo ao pôr do Sol (para alguém em solo) ainda refletem a luz deste. E, diga-se de passagem, é algo muito bonito de se ver.

São famosos por serem pontos avermelhados, sem o piscar típico de aviões, e bastante rápidos ao cruzar o céu. Em condições climáticas e geográficas propícias, chegamos a ver alguns num único início de noite. A própria ISS quando a vemos, é espetacular. Parece um farol!

Também sugiro um ótimo filme chamado Céus de Outubro. Ele aborda uma história real de um jovem adolescente que ao ver um iridium flare decide que quer trabalhar como construtor de foguetes. O detalhe é que a luz que ele viu era do Sputnik… Daí em diante quem quiser saber mais detalhes que assista o filme.🙂

Taí uma ótima dica para o próximo apagão. Mas lembre-se antes de consultar os videntes pra saber quando ocorrerá o próximo blecaute. Assim, você poderá escolher seus alvos com calma.

Boa caça às bruxas aos satélites!!

Tags: , , ,

2 Respostas to “Objetos nos céus”

  1. Menina Carpideira Says:

    Muito bom este post Mr. Moisés.

    Embora não seja uma marca de naves espaciais, é interessante que o nome Iridium é dado a uma rede de satélites de comunicações…daí o Iridium flare…

    Sucesso ao café…e à ciência também!!!

  2. Alessandro Moisés Says:

    Olá Menina Carpideira,

    você é bem esperta, viu!

    Espero que meu texto não tenha a levado às lágrimas…

    Um abraço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: