Como medir o aquecimento global?

by

autoalecrimby3

Para se dizer que a temperatura da Terra está aumentando, é preciso medições. Já imaginou como é difícil medir a temperatura da Terra?

Há uma variedade de definições de temperaturas. A Astronomia possui algumas delas, como (links em inglês) temperatura efetiva, de cor, de brilho e de antena. Mas não precisamos ir tão longe: podemos pensar de acordo com a termodinâmica clássica, segundo a qual a temperatura é uma medida proporcional ao grau de agitação das partículas.

Existe também uma série de formas de se medir temperatura. Isso nos leva à escolha do melhor termômetro, que (dentro da nossa proposta de medir o aquecimento global) pode ser o termômetro de bulbo, bimetálico ou eletrônico. Há intervalos de temperatura em que uns são mais adequados que os outros, e garantir que a medida está correta depende da melhor escolha.

Outro passo fundamental é a escolha do objeto de medição. Estão sendo obtidas temperaturas do solo, do ar ou do mar? Por possuírem propriedades diferentes, é de se esperar que cada sistema tenha também temperaturas diferentes.

Uma outra etapa sobre o processo de medição consiste em estabelecer a região em que ele ocorre. Se a proximidade do mar, a altitude ou a latitude da Terra não fossem relevantes, seria indiferente medir uma temperatura em Santos e outra no Nepal e tratá-las da mesma forma. Mas sabemos que há muita diferença nisso.

Além de definir a temperatura enquanto propriedade, o objeto, o instrumento e a localidade da medição, é fundamental estabelecer o tempo e a duração da medição. Uma medida obtida à noite será diferente de uma ao meio-dia, assim como varia a media com a escala de tempo em que o termômetro vai entrar em equilíbrio térmico com o meio em questão.

Agora imagine esse problema aplicado à constatação de que a temperatura da Terra não só variou com o passar do tempo mas também aumentou. Quem garante que as medições obtidas há trinta anos podem ser comparadas às de hoje? Será que todas as medidas constituem um grupo homogêneo de dados, sem um viés metodológico? Há cem anos foi utilizada a mesma tecnologia para se obter essa temperatura? Não há qualquer desvio sistemático nos dados que possam influenciar a afirmação de que existe um aquecimento global?

Logo, medir a temperatura da Terra pode ser um problema maior do que aparenta. Podemos ainda ir além da nossa crítica, o que normalmente é o que fazem os mais céticos quanto a esse problema.

Sabemos que há tabelas de temperaturas locais registradas ao longo de muitos anos, com controle de todas as variáveis citadas anteriormente. Mas será que o mesmo acontece com as medições de carbono na atmosfera? Obviamente essas emissões vêm aumentando com o passar dos anos, mas será que há medições que garantam uma correlação tão bem estabelecida entre aumento da temperatura e aumento de emissão de carbono?

Provavelmente os cientistas responsáveis pelo IPCC tomaram cuidados com todos esses fatores antes de analisarem qualquer dado coletado (sim, até certo ponto confio nas conclusões apresentadas pelo Painel). Mesmo assim, sempre é bom ter em mente que a problematização pressupõe algumas hipóteses que devem ser questionadas de forma recorrente – esse é o esperado de quem lida com o método científico.

Blog Action Day é um evento anual que une blogueiros de todo o mundo postando mensagens sobre o mesmo assunto num mesmo dia nos seus próprios blogs, com o objetivo de provocar uma discussão em torno de uma questão de importância global. “Um dia. Uma causa. Milhares de vozes” é o seu lema.

Tags: , , ,

4 Respostas to “Como medir o aquecimento global?”

  1. SIRLENE Says:

    EU ADOREI O TEXTO SOBRE O AQUECIMENTO,ELE É MUITO BEM EXPLICADO.ESSE TEXTO EU RECOMENDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!. MUITO OBRIGADO!!!

  2. SIRLENE Says:

    É MUITO LEGAL SABER MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO!!!!!!!!!!!

  3. Kathleen da Silva Prieto Says:

    Nossa que legal esse texto ele fala MUITO sobre as coisas que é necessário para o meu trabalho da minha escola…

  4. Blog Action Day 2009: Era uma vez Tuvalu - Uma Malla Pelo Mundo Says:

    […] – Café com ciência – Como medir o aquecimento global? […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: