Analogia da Semana – Distâncias

by

Durante essa semana o Café com Ciência atingiu a marca de 10.000 contagens, segundo o wordpress. Então, para manter a tradição, me senti compelido a escrever algo relacionado ao número 10.000.

Como eu gosto muito de correr, logo de cara pensei em 10.000 metros (10 km). Já tinha montado na cabeça que ia falar do recordista na distância (o Etíope Kenenisa Bekele com impressionantes 26 minutos e 17 segundos), e que ele teria que correr 750 anos na mesma velocidade (23km/h), sem parar, para chegar ao Sol. Mas desisti da idéia. Pensei um pouco e notei que 10km não é uma distância que todos conseguem visualizar com facilidade. Você consegue pensar, agora, em algum trajeto de 10km? Bom, para os paulistanos, é a distância que o metrô percorre entre as estações Jabaquara e Luz. Para quem mora no Rio, algo como a distância entre as estações Cantagalo e Cinelândia, e por aí vai.

Então resolvi apelar. Vou utilizar a distância de 10.000 micrômetros, ou 1cm. Imagine então que essa é a distância entre o Sol e a Terra. Nesse cenário, algumas distâncias a partir da Terra seriam:

  • Plutão: 40cm (diâmetro de uma pizza grande)
  • Limites do Sistema Solar (Nuvem de Oort): 500m (distância percorrida em 1.5 minutos por um porco correndo)
  • Estrela mais próxima (Próxima Centauri): 2,68km (um pouco mais que meia volta no Autódromo de Interlagos)
  • Plêiades: 280km (distância de SP até Caconde – terra do meu pai)
  • Limites da Via Láctea (pelo caminho mais curto): 21.200km. Mais ou menos a distância que um carro de passeio percorre em dois anos, ou uma viagem de ida e volta entre Bangladesh e Senegal.
  • Galáxia mais próxima (Andrômeda – M31): 1.408.000km (50 viagens de ida e volta entre São Paulo e Bangalore)
  • Universo observável: 8.200.000.000km (Se alguém tiver alguma idéia pode escrever nos comentários!)

Atualização: Neste post tem um excelente material sobre analogia! (Obrigado ao Marcellus)

Ou seja: Se o Sol estivesse no seu nariz, a Terra estaria perto da boca e Plutão… bom, Plutão estaria lá1. Sei que às vezes é difícil imaginar como tais distâncias são medidas. Mesmo para a luz, que se propaga no vácuo com velocidade de 300.000 km por segundo (!), essas distâncias já são exageradas. Nota: Eu me lembro que um membro do Café com Ciência (com sobrenome digamos, bíblico) fez uma apresentação sobre determinação de distâncias em astronomia. Quem sabe daí não brota uma nova série de posts.

E para manter o espanto costume, mostro logo abaixo uma figura (em alta resolução aqui) que coloca, em escala, os tamanhos dos planetas, Sol e uma variedade de estrelas. Aproveitem.

Star-sizes

Aliás, depois que percebi que a página da Wikipédia sobre o Sistema Solar possui umas analogias bem melhores que a minha bem legais. Vale a pena dar uma conferida.

1 no seu umbigo…

—————————

Update (18/02/2011): a imagem acima foi retirada desta página aqui!

Anúncios

Tags: , ,

12 Respostas to “Analogia da Semana – Distâncias”

  1. Tamires Says:

    Sabe, eu AINDA me assusto com escalas astronômicas. É um comentário bem ingênuo, mas somos bem… pequenos! Isso até lembra um conto do Voltaire, o Micrômegas (ele é bem divertido e fala um pouco de escalas!).

    Quanto a 8 200 000 000 km… bem, se você põe isso no Google, acha umas páginas sobre anime que dizem que 8.200.000.000 ienes são aproximadamente 80 milhões de dólares… com o que dá para pagar muitas viagens entre São Paulo e Bangalore!
    Tá, desculpem pela má idéia! =p

  2. Vinicius Placco Says:

    Olá!

    A idéia é boa sim. Não tinha pensado em nada relacionado a $$! Obrigado!

  3. L. Felipe B Says:

    Parábens pessoal! um dos melhores e ainda por cima sobre a Rainha das ciencias, a Astrolog, ops Astronomia…

  4. Vinicius Placco Says:

    Se a Astronomia é a Rainha, provavelmente a Astrolog#@ é a prima feia e encalhada!

    Obrigado pelo comentário!

  5. Marcellus Says:

    Eu havia postado um video mostrando o quanto somos pequenos em relação a outras estrelas image em relação ao universo. Dá para mostrar um pouco de analogia também.

    Bom, essa distância toda, 8.200.000.000 km, daria para dar 205.875 voltas na Terra. Correndo a 23 km/h é inviável, mesmo porque até em um boing 777 em velocidade máxima de cruzeiro, 0.89 Mach (587 mph ou 945 km/h) levaria 43 horas para dar um volta na Terra, ou seja, quase dois dias. Para chegar a essa distância levaria 368.860 dias, ou melhor, mais ou menos 1.010 anos. Inviável também.

  6. Marcellus Says:

    Eu havia postado um video mostrando o quanto somos pequenos em relação a outras estrelas image em relação ao universo. Dá para mostrar um pouco de analogia também: Elementar, meu caro Watson

    Bom, essa distância toda, 8.200.000.000 km, daria para dar 205.875 voltas na Terra. Correndo a 23 km/h é inviável, mesmo porque até em um boing 777 em velocidade máxima de cruzeiro, 0.89 Mach (587 mph ou 945 km/h) levaria 43 horas para dar um volta na Terra, ou seja, quase dois dias. Para chegar a essa distância levaria 368.860 dias, ou melhor, mais ou menos 1.010 anos. Inviável também.

  7. Vinicius Placco Says:

    Excelente! Não tinha visto o post. Atualizei meu texto e adicionei seu link. Valeu pela matemática!

  8. Marcellus Says:

    Opa legal, Vinicius, obrigado pela referência.

    P.S. Pode apagar o primeiro comentário está com erro.

  9. Astrotour « Café com Ciência Says:

    […] respectivas velocidades ao redor do Sol. Com a ajuda do mouse, é possível alterar a escala de distância da observação, velocidade dos frames (em horas, dias e etc…) e até mesmo observar a […]

  10. Quer ser um astrônomo mirim? « Café com Ciência Says:

    […] estrelas e de outros objetos astronômicos. Ter acesso às informações de personagens que estão a distâncias de nosso planeta muitas vezes inconcebíveis é consequência de teorias capazes de descrever como […]

  11. Dave Jarvis Says:

    Hi!

    I am glad you enjoyed my image. Please note that it is released under the Creative Commons license with Attribution. If you use my image, you must give me credit for it. A link back to my website or to the Wikipedia page would be sufficient.

    Thank you!

    • Vinicius Placco Says:

      Hi Dave.

      Thanks for the contact. I’m glad you wrote because when I posted this text I took the image from Wikipedia in Portuguese, and I didn’t find the reference back then. I’ll link the image to your website, and I’ll also use more images, all with proper references!

      Thanks again!

      Vinicius

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: