Aqui no Café com Ciência já foram vistas tentativas muito antigas (e outras mais recentes) de se fazer um mapa da Via Láctea. Mas agora, os interessados em saber qual é o formato da Galáxia para quem olha de dentro dela ganharam uma ferramenta muito útil. O Milky Way Panorama 2.0, desenvolvido por Axel Mellinger, é uma ferramenta online que permite ao usuário ver, em detalhes, a estrutura da Via Láctea vista da Terra. As fotografias que compõe este grande mosaico foram feitas em lugares com mínima interferência de luz na África do Sul, Texas e Michigan, em um período de 21 meses.
Ao entrar no site, pode-se escolher uma região do céu e aplicar o zoom para ver sub-estruturas, estrelas, aglomerados e muito mais. Dá para se ter uma idéia da distribuição das populações estelares pela Galáxia. Somente observando as cores e localização das estrelas, é possível dar um palpite na idade/população da mesma! Alguns outros aspectos interessantes:
- Notou as duas estruturas branco-azuladas na parte inferior direita da imagem? Pois é, são as Covas de Adão e Eva!
- Se encontrar alguma estrela vermelha e isolada – população II.
- As mais azuis, tanto isoladas como em grupos – população I.
- Estrela vermelha mas envolta em nebulosidade – objetos extremamente jovens. Um exemplo dessas regiões de formação estelar é uma estrutura avermelhada logo acima da grande Nuvem de Magalhães, inserida no plano da Galáxia, conhecida como Nebulosa da Aranha
- Alguém encontrou alguma estrela de população III?
Enquanto redigia o post, o Moisés me mandou um link interessante, com a indicação de algumas estruturas que podem ser vistas nesse panorama. Vale a pena dar uma conferida. Para quem estiver interessado no aparato utilizado (câmera, filtros, tempos de exposição e etc.), o autor publicou (em 29 de agosto) uma descrição completa do procedimento adotado para fazer este conjunto de imagens (abra o link e clique na caixa à direita para acessar o arquivo em .pdf).
Tags: Galáxia, Mapas da Galáxia, Populações Estelares, Rwanda Coffee, Via Láctea
setembro 3, 2009 às 09:57 |
Adão e Eva, Moisés, tudo num único post! Daqui a pouco vão pensar que esse é um site evangélico…
Um abraço! E parabéns pelos textos…
setembro 3, 2009 às 10:04 |
É verdade! Se eu tivesse colocado Adão, Eva e Moisés nas tags dos textos eu iria atrair muitos leitores desavisados!
Obrigado!
setembro 8, 2009 às 18:04 |
Que as luzes das galáxias iluminem seus caminhos, astrônomos.
Gostei da matéria e do site que você indicou, muito legal. Como eu sou leigo fiquei muito perdido, mas vou tentar localizar alguns pontos.
setembro 9, 2009 às 20:19 |
[…] de atividades) ainda não tive tempo para me dedicar a uma série de posts que tenho em mente. Mais uma vez fui salvo pelo Moisés, que me enviou este link de uma notícia que saiu ontem no site da […]
setembro 9, 2009 às 20:24 |
Olha Marcellus, para ser sincero com você (por incrível que pareça) eu nunca tive o costume de olhar para o céu, e só conheço mesmo as 3 Marias e o Cruzeiro do Sul, mas estou trabalhando nisso! Obrigado pelo comentário!
um abraço
setembro 10, 2009 às 01:30 |
Vinicius, é muito engraçado ouvir isso. Eu visitei várias vezes o Observatório Nacional e já fiz um curso. É muito legal conhecer o nosso céu. Eu vi além das Três Marias (e suas galáxias) e o Cruzeiro do Sul, vi Saturno e suas luas, vi Vênus e mais algumas estrelas. É bem legal.
Um abraço.
novembro 10, 2009 às 21:01 |
[…] dos 400 anos das descobertas de Galileu, a NASA lançou uma imagem fascinante do coração da Galáxia. E, através de um pôster, distribuiu para escolas, planetários e museus ao redor dos […]