Panorama da Via Láctea

by

panorama

Aqui no Café com Ciência já foram vistas tentativas muito antigas (e outras mais recentes) de se fazer um mapa da Via Láctea. Mas agora, os interessados em saber qual é o formato da Galáxia para quem olha de dentro dela ganharam uma ferramenta muito útil. O Milky Way Panorama 2.0, desenvolvido por Axel Mellinger, é uma ferramenta online que permite ao usuário ver, em detalhes, a estrutura da Via Láctea vista da Terra. As fotografias que compõe este grande mosaico foram feitas em lugares com mínima interferência de luz na África do Sul, Texas e Michigan, em um período de 21 meses.

Ao entrar no site, pode-se escolher uma região do céu e aplicar o zoom para ver sub-estruturas, estrelas, aglomerados e muito mais. Dá para se ter uma idéia da distribuição das populações estelares pela Galáxia. Somente observando as cores e localização das estrelas, é possível dar um palpite na idade/população da mesma! Alguns outros aspectos interessantes:

Enquanto redigia o post, o Moisés me mandou um link interessante, com a indicação de algumas estruturas que podem ser vistas nesse panorama. Vale a pena dar uma conferida. Para quem estiver interessado no aparato utilizado (câmera, filtros, tempos de exposição e etc.), o autor publicou (em 29 de agosto) uma descrição completa do procedimento adotado para fazer este conjunto de imagens (abra o link e clique na caixa à direita para acessar o arquivo em .pdf).

Anúncios

Tags: , , , ,

7 Respostas to “Panorama da Via Láctea”

  1. Stephen Dedalus Says:

    Adão e Eva, Moisés, tudo num único post! Daqui a pouco vão pensar que esse é um site evangélico…

    Um abraço! E parabéns pelos textos…

  2. Vinicius Placco Says:

    É verdade! Se eu tivesse colocado Adão, Eva e Moisés nas tags dos textos eu iria atrair muitos leitores desavisados!

    Obrigado!

  3. Marcellus Says:

    Que as luzes das galáxias iluminem seus caminhos, astrônomos.

    Gostei da matéria e do site que você indicou, muito legal. Como eu sou leigo fiquei muito perdido, mas vou tentar localizar alguns pontos.

  4. Novas imagens do Hubble « Café com Ciência Says:

    […] de atividades) ainda não tive tempo para me dedicar a uma série de posts que tenho em mente. Mais uma vez fui salvo pelo Moisés, que me enviou este link de uma notícia que saiu ontem no site da […]

  5. Vinicius Placco Says:

    Olha Marcellus, para ser sincero com você (por incrível que pareça) eu nunca tive o costume de olhar para o céu, e só conheço mesmo as 3 Marias e o Cruzeiro do Sul, mas estou trabalhando nisso! Obrigado pelo comentário!

    um abraço

  6. Marcellus Says:

    Vinicius, é muito engraçado ouvir isso. Eu visitei várias vezes o Observatório Nacional e já fiz um curso. É muito legal conhecer o nosso céu. Eu vi além das Três Marias (e suas galáxias) e o Cruzeiro do Sul, vi Saturno e suas luas, vi Vênus e mais algumas estrelas. É bem legal.

    Um abraço.

  7. Os observatórios espaciais no ano internacional da Astronomia « Café com Ciência Says:

    […] dos 400 anos das descobertas de Galileu, a NASA lançou uma imagem fascinante do coração da Galáxia. E, através de um pôster, distribuiu para escolas, planetários e museus ao redor dos […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: