Observatório do Monte Wilson e os Incêndios na Califórnia

by
Labaredas vistas a partir da câmera do Observatório do Monte Wilson!

Labaredas vistas a partir da câmera do Observatório do Monte Wilson!

O Observatório do Monte Wilson é um dos mais tradicionais do mundo. Descobertas das mais importantes foram realizadas através de observações neste observatório.

Fundado em 1904 por George Ellery Hale, seu principal telescópio tem um espelho primário com diâmetro de 2.5 metros. Para se ter uma ideia, o diâmetro do maior telescópio 100% brasileiro, o Observatório do Pico dos Dias, é de 1.5 metros, e só teve sua construção iniciada no final da década de 1970.

Foi lá, por exemplo, que Hubble em 1923 determinou a distância até a Galáxia de Andrômeda, ao determinar as distâncias de estrelas isoladas daquela galáxia. Mostrando que a nossa não era a única e que o Universo era maior do que se supunha. Logo após (em 1929), ele deu um passo ainda maior, apresentou a grande descoberta de que o Universo estava (está) em expansão.

Por outro lado, este telescópio está na Califórnia, e lá é relativamente comum haver incêndios de grandes proporções. Incêndios que até parecem só ameaçar as mansões dos famosos milionários de Hollywood e cercanias. Ou só a ameaça sofrida por esta parcela da sociedade é que tem destaque na mídia.

Neste momento, outro grande incêndio atinge a Califórnia. Já houve, inclusive, mortes de bombeiros tentando conter o fogo. E, de forma descontrolada, o fogo avança e agora ameaça, dentre tanta gente, tantas casas e construções dos mais diversos tipos, o famoso Observatório do Monte Wilson.

Segundo os bombeiros da região, existe uma grande possibilidade de o fogo atingir o Observatório nas próximas horas. Devido à grande dificuldade em se vencer o fogaréu que já engloba grande áreas ao redor do Monte Wilson, o combate será realizado por vias aéreas. Há um boletim que transmite as últimas notícias do fogo nos arredores dos telescópios. Além de uma câmera que mostra os arredores do observatório em tempo real.

Na figura acima vemos uma das imagens tomadas pela câmera montada no Observatório. O fogo e fumaça nas montanhas próximas já impõem respeito! Ficarei aqui na torcida pelas vidas e pelo Observatório (já evacuado) com suas riquezas histórico-científicas em risco.

Afinal, dentre outas coisas, foi de lá que nosso Universo deixou de ser uma pequena ilha, para termos a nossão de que existem inumeráveis outras mais. Além disso, foi de lá que nosso Universo deixou de ser estático (ao menos o era na mentalidade dos estudiosos), e se manifestou como algo monstruoso e que se expande, e que, portanto, já fora menor anteriormente. Tudo isso ajudou a levantar a ideia de que em algum momento do passado o Universo deve ter se originado de uma grande explosão, o Big Bang.

Tags: , , , , , , ,

Uma resposta to “Observatório do Monte Wilson e os Incêndios na Califórnia”

  1. 6 meses de Café com Ciência – de Babuínos à Elefantes « Café com Ciência Says:

    […] blog também trouxe notícias de última hora: desde o Incêncio próximo ao Observatório de  Monte Wilson, passando pelo Aniversário do Hubble e em seguida suas novas imagens. Tivemos novidades de cinema […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: