Blogueiros póstumos

by
elvis

Elvis não morreu: ele tem um blog

E se os grandes cientistas dos séculos passados fossem blogueiros?

É impossível saber a resposta a essa pergunta. Mas isso não nos impede de imaginar como a blogosfera seria mais rica com a participação de grandes personalidades do passado, mesmo que falecidas.

A revista CartaCapital* tem uma seção interessante chamada Blogs do Além. Nela são apresentados blogs de personagens ilustres da História.

Cada blog apresenta um texto que retrata descontraidamente um pouco da vida de ícones que em comum possuem o fato de, além de terem partido dessa para uma melhor, terem marcado época – o que de certa forma os imortalizou. Em geral há posts(-morten?) com bons insights, sendo comum uma abordagem que liga assuntos atuais aos do contexto em que tais sumidades se inseriram quando ainda vivos.

Dentre os blogueiros póstumos que ajudaram a construir o conhecimento científico há Platão, Descartes, Da Vinci, Nietzsche, Lavoisier, Pasteur, Newton (o qual me fez criar este post) entre outros. Como limitar o conhecimento ao científico nunca é bom, recomendo também os blogs de Machado de Assis, Princesa Diana, Tim Maia, Pedro Álvares Cabral e PC Farias.

*Se há uma revista que respeito muito, essa é a CartaCapital. Ela trata de atualidades com seriedade, sem esconder sua ideologia ou mascarar seu posicionamento político. Gosto muito do que alguns de seus repórteres escrevem, em especial Leandro Fortes, um dos que vêm cobrindo honrosamente os fatos da política brasileira, inclusive os que a mídia ordinária insiste em esconder.

Anúncios

4 Respostas to “Blogueiros póstumos”

  1. E.T. Says:

    Gostei muito do seu Blog..

    Estarei adicionando em meu blogroll, caso vc não se importe!

    muito grato, aguardo sua visita!

    • Zé Colmeia Says:

      Olá, E.T. Ficamos felizes por vc ter gostado do blog. E agradecemos por nos ter adicionado ao seu blogroll.
      Nos dia o endereço de seu blog para que possamos visitá-lo.
      Um abraço

  2. Maykon Souza Says:

    já ouvi falar dessa seção da Carta Capital, mas confesso que vi uma vezinha só. Será que Deus teria um blog? Melhor: Jesus… O blog de Jesus. O último post: “Pai, por que me abandonaste?” O blog do Judas tb seria maneiro… “Não entreguei ninguém” – o post após a cruxificação… A ideia é bem boa mesmo…
    abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: