IAU S262 – Stellar Populations: Planning for the Next Decade

by

Como já informado aos leitores do blog, 2/3 da equipe do café com ciência participa dos simpósios e da assembléia geral da IAU (ou UAI em português – favor não confundir a sigla com o termo largamente utilizado pelos grandes companheiros de Minas Gerais: uai).

Nesta primeira semana eu participei do Simpósio 262, que fala sobre populações estelares e os planos de desenvolvimento nesta área para a próxima década. O café com ciência já possui uma série de posts sobre o assunto, que pode ser acessada aqui.

A ordem geral é investir em modelos computacionais para síntese de populações estelares. Ou seja, criar modelos sofisticados que reproduzam com cada vez mais precisão as observações feitas daqui da Terra (e do espaço). Existem muitos grupos pelo mundo (também com presença de pesquidadore(a)s brasileiro(a)s) investindo pesado nesse tipo de modelagem.

Em uma outra palestra, aprendi sobre uma nova definição para estrelas de população III. É mais ou menos assim: a população IIIa é composta pelas estrelas super-massivas (comentadas no post anterior), que foram a primeira geração estelar, que evoluiu  rapidamente, enriquecendo o meio interestelar que deu origem às estrelas de população IIIb (ou II.5), segunda geração estelar de baixa massa (estrelas pobres em metais), que sobrevive até os dias de hoje…

Finalmente, hoje à tarde, uma das últimas palestras do simpósio versou sobre as perspectivas para os próximos 10 anos nessa área de populações estelares em galáxias. Complementando o que eu disse logo acima, a dica foi se preparar para a avalanche de dados que vai aparecer nos próximos anos, vindos de grandes campanhas como o LAMOST e dos telescópios como E-ELT, preparado para operar a partir de 2018. Ferramentas estatísticas, técnicas computacionais e treinamento de pessoal especializado foram alguns dos pontos levantados.

Na próxima semana, eu apresentarei um trabalho no Simpósio 265 – Abundâncias químicas no universo: conectando as primeiras estrelas aos planetas, que contará com a presença de experts na área. Aguardem notícias!

E, como ninguém é de ferro, chegou o final de semana e é hora de descansar (trabalhar) um pouco. No sábado, se o tempo ajudar, haverá visitação ao Cristo Redentor e outros pontos turísticos da cidade. Já no domingo, muitos terão a oportunidade de assistir o jogo do Flamengo contra o Corinthians no Maracanã. Independente da simpatia com algum dos times, vale a visita ao estádio!

Anúncios

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: