Stonehenge e o Inverno

by
Descrição ilustrativa do monumento Stonehenge.

Descrição ilustrativa do monumento Stonehenge. Nesta figura está representada a passagem da luz solar durante o nascer do Sol no solstício de verão no hemisfério Norte.

Amanhã terá início o inverno no hemisfério Sul do planeta. A data é marcada por um evento chamado Solstício de Inverno. Momento que marca a noite mais longa do ano aqui no Sul. No hemisfério Norte é o dia mais longo.

Uma vez que a Terra gira em torno do Sol com uma inclinação de cerca de 23 graus entre seu eixo de rotação e a perpendicular ao plano imaginário na qual ela desliza em torno do Sol, em alguns momentos o hemisfério Sul receberá mais radiação solar do que no Norte. Seis meses após ocorre o contrário. Que é, justamente, o que estamos a vivenciar agora, o início do inverno aqui no Sul devido à menor incidência de radiação solar.

Isto, obviamente, não é nenhum novo conhecimento. Os antigos já preparavam algumas de suas construções levando em consideração estas mensagens dos céus. Em particular, o famoso Stonehenge tem essa característica. Foi desenhado, não se sabe bem por quem, para que o sol do solstício de verão (no Norte, e portanto, de inverno aqui no Sul) passasse por uma porta especial, para alguém posicionado no centro do monumento. Acima, podemos ver uma imagem ilustrativa do Stonehenge.

Os chineses também tiveram uma astronomia há milhares de anos atrás. Hoje em dia há quem estude os manuscritos deles. Ontem, a imagem escolhida no APOD (Astronomical Picture of the Day, site da NASA) foi um desenho de associações estelares sob a perspectiva da china primordial. Nele podemos notar algumas constelações familiares mesmo nos dias atuais. Ursa Maior, por exemplo, é facilmente discernível na parte inferior da figura, assemelhando-se a uma colher.

No site APOD, comentam que a constelação do Órion (o caçador) também está representada. Esta, confesso, não consegui perceber dentro das associações chinesas. A imagem chinesa vai logo abaixo.

Mapa celeste chinês

Trecho do mapa celeste chinês. O mais antigo atlas celeste que se tem conhecimento.

Tags: , , ,

8 Respostas to “Stonehenge e o Inverno”

  1. alex Says:

    fascinante

  2. Elisio Breguêz Says:

    Realmente é fascinante!

    Como eu queria voltar até o tempo do povo de Danasó pra reviver parte da existência da minha alma!

  3. gabrielle Says:

    como eles consegiram fincar as pedra ro chao ?

  4. mejme Says:

    uashauhsausa, elas cairam ali…

  5. Venom-PC Says:

    Ainda não consigo entender como esse povo conseguiu levantar estas rochas é a mesma pergunta que eu faço da construção das 3
    piramides egípcias.

    • oiq Says:

      Como esta gente do passado não dispunha da besteirada que temos hoje para distrair nossas atenções, puderam focar naquilo que importava: geração de conhecimento e especialização em determinados trabalhos importantes para sua cultura. Parece besta, mas apenas algumas roldanas e alguns metros de corda devem bastar para levantar pesos enormes de rochas. Não sei se foi a forma como fizeram stonehenge, não sei se dispunham do artifício, ou se foram de fato pessoas (teorias, uhuhu) que fizeram a obra, mas deixo este comentário aqui apenas para levantar este ponto, que não se deve olhar para a questão com um “nossa, que espantoso, como eles puderam fazer isto naquela época” usando do conhecimento de um parvo que, no máximo, terminou um ensino médio mau feito numa escola pública, e que passou o restante dos seus anos vendo novela e acessando o facebook. Estes povos antigos são extremamente subestimados do ponto de vista científico-tecnológico, uma pena.

  6. Diogenes dos Reis Says:

    Há muitos mistérios relacionados aos povos antigos, principalmente no que se refere as piramides Maias, Egípcias e Incas que estão “alinhadas” no plano geográfico terrestre.

  7. Stonehenge Summer Solstice « Trip Feeling Says:

    […] Café com Ciência […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: