17 Anos do Telescópio Espacial Hubble

by
Nebulosa de Carina

Nebulosa de Carina

Este ano o telescópio espacial Hubble comemora 17 anos de atividades. O telescópio leva o nome do grande astrônomo americano Edwin Hubble. Foi ele (o astrônomo) quem apontou que o Universo estava em expansão. Ele verificou que as galáxias estavam se afastando de nós. Algo de muito espetacular não só estava vencendo a força de atração (força gravitacional) mútua entre as galáxias como estava apartando umas das outras. Surgia daí a noção de Big Bang.

Logo acima, está a imagem comemorativa destes 17 anos de operações do telescópio Hubble. Trata-se de uma grande visão panorâmica da região central da nebulosa de Carina. Nesta imagem encontramos desde estrelas moribundas a aglomerados de jovens estrelas envolta em gás.

Uma versão maior desta imagem pode ser encontrada neste link. Os detalhes são espetaculares. Estrelas jovens, objetos ainda em fase de formação emitindo jatos, pilares da criação…

Uma imagem com os nomes das estruturas contidas na figura acima pode se vista logo abaixo (ou neste link):

Imagem com os nomes das estruturas.

Imagem com os nomes das estruturas.

Podemos destacar Eta Carina, um sistema binário onde grandes quantidades de massa são ejetadas ao espaço, o aglomerado Trumplet 14, que é uma associação de estrelas recém nascidas, e os pilares da criação, blocos de gás com densidade maior do que sua vizinhança e que são esculpidos pelos fortes ventos das estrelas massivas das redondezas…

Ainda bem que recentemente o Hubble passou por uma nova reforma, onde novos instrumentos foram instalados, garantindo mais alguns anos de belas imagens que nos fazem perceber a beleza do Cosmos.

Anúncios

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: