Geocentrismo

by

Recentemente (dia 17 de abril de 2009), o site da NASA “Imagem Astronômica do Dia” (APOD, do inglês Astronomical Picture of the Day) publicou algo que me chamou a atenção. Trata-se de uma nota de aula de nada menos que 1490 d.C.

Nela, está desenhada um explicação para os eclipses solar e lunar. Só que estas explicações são baseadas no modelo Geocêntrico, aquele em que a Terra é o centro do Universo e tudo o que resta gira em torno dela, isto é, em torno de nós, humanos.

A nota de aula é atribuída a um monge chamado Wolfgang de Styria da cidade de Melk Abbey na Áustria.

A parte superior esquerda explica o eclipse lunar, enquanto que a parte superior direita explica o eclipse solar. Nos dois esquemas, a Lua está entre a Terra e o Sol. Ficando eclipsada ao passar pela sombra terrestre e eclipsando o Sol ao passar em sua frente.

Em baixo, do lado esquerdo está a disposição dos corpos celestes no sistema Ptolomaico (Geocêntrico). Já do lado direito está um esboço utilizado para calcular a data da páscoa pelo calendário juliano.

O pequeno texto na parte mais alta do lado direito explica (segundo as informações do site APOD) o movimento dos planetas no sistema de Ptolomeu.

Eclipses via Geocentrismo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: